139118904081_samuapp1Um aplicativo, integrado à rede social Facebook e ao serviço de mapa de trânsito colaborativo Waze, tornará possível acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com apenas um toque na tela de smartphones, tablets e na página do serviço no Facebook.

O dispositivo foi apresentado pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha, na última quinta-feira (3o), na Campus Party Brasil 2014, maior evento de tecnologia e cultura digital do mundo e permitirá aos usuários e gestores do SAMU acompanharem o deslocamento da viatura até o local do atendimento.

O usuário poderá acionar o aplicativo pelo site www.samuemergência.com.br  e, para utilizá-lo, deverá possuir um perfil na rede social Facebook e preencher  informações sobre sua saúde que serão disponibilizados para a equipe que prestará o socorro. Também deverá escolher familiares e amigos para serem avisados durante o chamado, o qual será registrado em sua página de usuário da rede social.

A ferramenta será usada em fase de testes, no Carnaval de Salvador (BA) e durante a Copa do Mundo 2014 e deve diminuir o tempo de resposta para cada atendimento, uma vez que fornece de forma automatizada e instantânea para o sistema todas as informações básicas que são solicitadas pelo técnico que atende ao chamado – os dados de identificação e localização precisos serão enviados pela Internet.

O SAMU 192 conta atualmente com  3.092 unidades móveis em 182 Centrais de Regulação. As unidades atendem 140,4 milhões de habitantes (72,3%) em 2.671 municípios brasileiros.

Saiba mais: 

[vimeo 82066285 w=500 h=281]