Secretaria SP1

Dra Melisa (Grau), Dra Cecília Damasceno (Secretaria do Estado da Saude), Dr. Bortoto (Unicamp), Dr. Caruso (SAMU), Dr. Cruvinel (Unicamp), Major Luciano.

O Curso do Sistema de Comando em Operações e Emergências é oferecido pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e tem como objetivo a maior interação entre o atendimento Pré-hospitalar, hospitais e outra agencias envolvidas. Este foi o terceiro curso do ano e a Secretaria possui uma programação para continuar treinando médicos e profissionais da área.

É ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Sao Paulo participando deste curso: Major Luciano, Capitão Reche, Capitão Carnevale, Capitão Camargo Jr, Tenente Mitsuo, soldado Mauricio. Também contamos com a presença do Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Repulho.

A seguir, uma entrevista com Dra Cecília Damasceno , Assistente Técnico do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde de SP, a respeito do cenário atual dos atendimentos a desastres no Estado de SP.

O que mudou no atendimento de Desastres no Estado de São Paulo nos últimos dois anos?

Iniciamos uma série de treinamentos para as equipes operacionais – médicos e enfermeiros do GRAU – Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências e dos diversos Prontos Socorros dos hospitais sob gestão Estadual – tais como: atuação em cenários com produtos perigosos, comando de incidentes, emergências radiológicas, ações táticas em saúde, etc. Também, os hospitais sob gestão do Estado foram convidados a elaborarem plano próprio de preparação para atendimento de desastres e incidentes com múltiplas vitimas (o modelo pode ser encontrado em www.saude.sp.gov.br – aba gestor ou profissional de saúde). A Fundação Pró-Sangue elaborou um manual inédito, sobre utilização de sangue e derivados em situações de desastres, incluindo ações de coleta, acionamento de doadores, etc.            

Qual a importância do SICOE para o atendimento a Desastres?

Ele permite trabalhar de forma integrada com outros órgãos, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, entre outros. É um conceito de gestão de emergências, que pode ser utilizado em qualquer tipo de evento ou ameaça, tendo sua estrutura organizacional integrada e ajustada as diversas complexidades e demandas, sejam elas simples ou múltiplas. O Sistema foi utilizado na visita do Papa Francisco à Aparecida com grande sucesso.

Quais os esforços necessários para melhorar o atendimento de Desastres?

Capacitação de equipes, a compra de equipamentos, melhorias na área de comunicação, etc.

Quais as perspectivas para a Copa do Mundo de Futebol da FIFA em relação ao atendimento de Desastres?

A Secretaria de Estado de Saúde tem trabalhado muito próxima de técnicos da FIFA na elaboração de diversos projetos para a COPA de 2014 que brevemente serão divulgados

Secretaria SP2

Major Luciano do Corpo de Bombeiros em sua aula

Secretaria sp3

Alunos na aula pratica

Secretaria SP4

Participantes do curso