livro pancreatite

Tercio De Campos no lançamento do livro
no “Cirurgião Ano 7” em São Paulo

A Pancreatite aguda é uma doença comum em nosso meio, com etiologias distintas, e que se manifesta desde uma forma simples até quadros mais graves, cuja terapêutica apresenta diversas opções e cujos resultados variam de acordo com inúmeros fatores.

O diagnóstico e tratamento da pancreatite aguda tiveram uma extraordinária evolução nas últimas décadas. O melhor conhecimento da etiopatogenia da doença e de sua fisiopatologia, os recursos tecnológicos, as medidas de suporte e os cuidados do doente grave determinaram uma grande transformação no diagnóstico e no atendimento dos doentes com pancreatite aguda. Entretanto, até 2013 não existe um tratamento específico para esta doença.

Apesar da evolução observada na condução de um doente portador de pancreatite aguda, uma das particularidades da afecção é a divergência quanto a conceitos e resultados do tratamento. As divergências e imprecisões na definição da doença têm gerado muitas vezes dificuldades na caracterização das complicações, particularmente as de natureza infecciosa.

As divergências começam no estabelecimento do diagnóstico e na utilização dos recursos complementares, laboratórios e de imagem. Muitos consensos têm sido utilizados visando normatizar e padronizar o atendimento e tratamento da pancreatite aguda.

2013-04-29b-smallO objetivo da elaboração do livro “Pancreatite aguda”, da Editora Atheneu, tendo como editores os professores Tercio De Campos e Samir Rasslan é reunir conceitos, condutas e experiência de vários especialistas do Brasil e do mundo, e que possa ser útil a todos aqueles que trabalham na emergência, nas terapias intensivas, e que cuidam de portadores de pancreatite aguda.

No dia 20 de junho haverá o evento “O Dia da Pancreatite aguda” na Santa Casa de São Paulo, que contará com a presença de 3 convidados internacionais que escreveram capítulos no livro, que são Claudio Bassi (Itália), Max Petrov (Nova Zelândia) e Raul Coimbra (Estados Unidos). Informações em Perfecta Eventos.