Imagem1

Nos últimos dias 24 e 25 de Abril, foi realizado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Campinas, SP, o segundo curso “Resposta Médica Avançada em Desastres (ADMR)“. O curso é uma iniciativa da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT) e da Sociedade Brasileira de Atendimento Integral ao Traumatizado (SBAIT), sendo organizado nesta ocasião pelos alunos do curso de medicina que integram a Liga do Trauma da Unicamp com o apoio da Disciplina de Cirurgia do Trauma.

Participaram do curso 262 pessoas. Cada um dos participantes recebeu o livro Resposta Médica Avançada em Desastres, traduzido para a língua portuguesa, e participaram das aulas que passaram por temas como “Triagem da Cena” até casos específicos como “Desastres Radioativos”. Também houve a participação do Dr. Luciano Silveira Eifler, do SAMU Porto Alegre, que participou da resposta ao desastre na boate Kiss, em Santa Maria.

Ao final do curso houve uma sessão interativa onde os alunos respondiam as questões levantando cartões com as cores verde, amarela e vermelha. O caso discutido foi um acidente com múltiplas vitimas. Na mesa de discussão estavam representantes de algumas equipes que participaram do atendimento pré-hospitalar como o GRAU SP, Rota das Bandeiras, CCR AutoBAn, Renovias e Intervias.

unicamp - curso desastres

Mesa com discussão de casos interativos

psicologico unicamp

Dr. Thiago Calderan

Dr Luciano Eifler - RS

Dr. Luciano Silveira Eifler – SBAIT RS

equipe

Equipe- Comissão Organizadora

colaboração:   Alcir Escocia Dorigatti –Presidente da Liga do Trauma da Unicamp